eaa - estudio america de arquitetura
tem o comprometimento com um processo intelectual criativo, aberto e busca de maneira investigativa debater, desenhar e construir arquitetura e urbanismo com responsabilidade social e ambiental. Neste curto período de tempo, o Estúdio América vem obtendo bons resultados no seu processo de trabalho, com projetos e obras publicados no Brasil e no Exterior, premiados em Concursos Nacionais e Internacionais.
01
Complexo Hotel Paineiras - RJ
Mais do que a revitalização do antigo Hotel Paineiras – situado no Parque Nacional da Tijuca –, o projeto objetiva a implantação de um complexo que contempla vários serviços como hospedagem, disseminação cultural e turística, além de servir como ponto de passagem para o Corcovado. A protagonista é a imensa flora que proporciona paisagens exuberantes. Como explica a equipe do Estúdio America, “o programa é organizado de acordo com as possibilidades das edificações existentes, priorizando sempre a lógica de utilização integral dos espaços e a evidente opção pela paisagem. Ao mesmo tempo, é conveniente a clara demarcação das épocas das intervenções a partir da recuperação das construções originais que receberão novas funções anteriormente não disponíveis”.
Distribuição orientada pela natureza
O partido configura-se por meio da Estação de Transferência, formada por um ‘teto jardim’ permeado por vazios, que conecta todo o complexo: estação, estacionamentos, plataforma de embarque do trem, hotel, salões de exposições, restaurante, lanchonete, café e centro de convenções. O percurso desenhado para os passeios turísticos toma a suave rampa que desce da plataforma de trem para um museu a céu aberto com informações e dados ecológicos da região; a Praça do Trem que acompanha espelhos d’água, lojas e bicicletários; o Pavilhão do Café; e o deck para o vale do Rio Cabeça que dá acesso à lanchonete sob o pavilhão. Continuando, chega-se ao Instituto Chico Mendes.
Hotel remodelado
A remodelação do hotel é pensada de maneira a privilegiar a entrada de luz natural, espaços arejados e integração com a paisagem. Assim, no pavimento térreo, a parede dos fundos é eliminada para o vislumbre da rocha – pano de fundo do espaço. O subsolo recebe a área de apoio e a cozinha. Os apartamentos adaptados ocupam os mesmos pavimentos originais, da década de 20, porém, com dois grandes vazios que permitem a iluminação e conexão visual com os demais andares. O programa abriga, também, o Centro de Convenções com acessos independentes por meio de um novo bloco anexado ao hotel. Na antiga cobertura, cria-se um novo restaurante com vista panorâmica até o mar.
Matéria Galeria da Arquitetura
No meio da floresta
Texto: Ian Vieira
Guilherme Lemke Motta, Lucas Fehr
02
Teatro Castro Alves - Salvador, BA
O difusor da VIDA CULTURAL
1º Prêmio | Concurso Público Nacional de Arquitetura 2010
Um teatro pertence àquelas iniciativas que desempenham um papel essencial na vida cultural de um povo. De caráter público, por definição, os locais de espetáculo têm, de fato, uma função primordial na estruturação das cidades e dos territórios que irrigam culturalmente.
O NTCA será o lugar da exposição da história das artes da Bahia e da sua produção cultural. Assim, fluxos de pessoas serão captados por galerias que funcionarão como um espaço didático ao refletir todo o trabalho de produção e desenvolvimento realizado no edifício. Ao explicitar seu vínculo com a arte, o NTCA replicará suas ações para outras localidades, tornando-se um centro de difusão cultural promotor de inúmeras atividades: um campo de sinergia aberto para as mais diferentes expressões artísticas, dotado de espaços de espetáculos e de produção, bem equipados e multifuncionais.
O PARTIDO e estratégia do projeto
O projeto atende à recomendação de conceituar a proposta de intervenção em três níveis: REQUALIFICAÇÃO, REDISTRIBUIÇÃO e AMPLIAÇÃO. Além disso, a implantação das reformas deverá seguir um cronograma de etapas que permita o funcionamento do NTCA ininterrupto, garanta a sua exeqüibilidade, e proporcione um caminho de parceria, onde o programa colocado pelo edital se complete pela arquitetura. Duas estratégias são fundadoras do partido: a preservação da integralidade volumétrica do edifício pré-existente e a construção de uma nova topografia envoltória – em extensão do território da cidade – com a ordenação de seus fluxos a partir dos acessos e a comunicabilidade de suas funções. Surge uma placa que intercepta o volume do teatro e amplia, em um jardim suspenso, a cota pública urbana. Ocupam-se os espaços negativos fortalecendo a idéia de uma cobertura geradora de sombra. Fica estabelecida assim a permeabilidade física e funcional entre a construção existente e a nova que se tornam um único organismo com circuitos diferenciados: o técnico – que articula os espaços funcionais atuais com os propostos – e o público – que garante aos visitantes a fruição pelas galerias expositivas.
texto fonte ArchDaily
Guilherme Lemke Motta, Lucas Fehr
03
Ponte passarela Blumenau
1° Lugar no Concurso Nacional de Arquitetura Ponte e Passarela em Blumenau
A ponte é uma construção ancestral. O ato essencial de unir fisicamente dois pontos separados por alguma geografia dramática. Um dispositivo de caminhos elevados que percorre os séculos explorando os limites da técnica, motivado pela busca do homem em dominar seu território. Mais que objetos necessários, as pontes resistem e se tornam os marcos civilizatórios de cidades, estradas e trilhas, expoentes de diferentes tempos, elementos da paisagem que celebram o conhecimento de cada presente.
A ponte avança com leveza sobre o Rio. Não apenas liga as margens, previamente existentes, mas as define por sua travessia, destacando suas características de vizinhança. Libera o rio ao seu curso, ao mesmo tempo em que cria a trajetória para a caminhada. Organiza o fluxo, arruma o percurso. Funda um local, possibilita a existência de um lugar, único, por sua travessia e estância, por sua vivencia, que anteriormente a ela poderia ser qualquer outro ponto da margem.
O aço é a matéria protagonista da ponte e da passarela, uma vez que os sistemas estruturais principais de ambas trabalham utilizando um grande número de peças tracionadas, cada uma a sua maneira. Os esforços caminham dos tabuleiros pelos estais e peças arqueadas no ar, até encontrarem as fundações.
Guilherme Lemke Motta, Lucas Fehr
04
Museu do meio ambiente Jardim Botânico - Rio de Janeiro
Concurso para Expansão do Museu do Meio Ambiente
Guilherme Lemke Motta, Lucas Fehr
05
Casa Chile SP
Projeto para a Casa do Chile - PRÊMIO CARLOS MILLAN
Melhor Projeto de 2009/10 Premiação IAB SP 2010
Uma permanência na cidade, definida por um patrimônio histórico, por uma situação no casco histórico da cidade de São Paulo, em uma das ruas constituintes do seu tecido original, a Florêncio de Abreu, motivou a investigação de uma possibilidade do projeto, solicitação do Consulado Geral do Chile de São Paulo.
Mais, uma oportunidade dada por um imóvel tombado, com implantação tradicional, que alinha a rua, e que reserva no interior do lote um quintal, vestígio do crescimento e ocupação da cidade, indicava um caminho a ser perseguido.
Desde logo se definia um partido: integrar esse quintal à rua, permitindo uma fruição, física e visual, aos cidadãos: a cidade entra no lote.
A fachada e o volume do edifício de 1892 deveriam ser preservados. Assim, o projeto seguiu por um caminho de desenho de seus vazios internos, horizontais e verticais, definindo os percursos dos olhares e da luz.
Para isto, utilizaram-se dos pátios existentes, definidores do volume do edifício, para o desenho destes vazios, como grandes poços de luz. A materialidade e o aspecto geral do edifício, que denunciam o acúmulo do tempo, são preservados. Uma nova estrutura metálica é proposta, integrando-se ao conjunto existente, e por vezes, suspendendo as antigas alvenarias para liberar o saguão no térreo.
O programa foi distribuído no entorno dos novos vazios, acima, com midiateca, exposições, aulas, e abaixo, com o auditório. No grande saguão que se formou no térreo, ficou o acolhimento, a recepção, exposições, o café.
A Casa do Chile pretende ser um espaço de encontro de duas culturas, de dois povos. Ali se darão exposições, encontros de arte e de comércio, e atividades de cultura que aproximem ainda mais estas duas nações americanas.
Guilherme Lemke Motta, Lucas Fehr
06
Casas em Rio da Barra - Trancoso, Bahia
Guilherme Lemke Motta, Lucas Fehr
07
Teatro COLON - Bogotá
Guilherme Lemke Motta, Lucas Fehr
08
Centro Cultural de Valparaíso - Chile
Menção Honrosa Concurso Internacional Parque Cultural de Valparaíso, Chile, 2009.
Guilherme Lemke Motta, Lucas Fehr
09
SESC Ribeirão Preto
Guilherme Lemke Motta, Lucas Fehr
10
Museu da Memória - Bogotá
Guilherme Lemke Motta, Lucas Fehr
11
Casa da Sustentabilidade - Campinas SP
DESTAQUE - concurso nacional para a Casa da Sustentabilidade
Parque Taquaral, na cidade de Campinas, SP.
O concurso tinha como diretriz o caráter de "incentivar o desenvolvimento e construção no Brasil de uma arquitetura alinhada as questões ambientais, de necessidade do estabelecimento de um paradigma transformado de como estabelecer uma convivência viável e durável no planeta".
texto fonte ArchDaily
Guilherme Lemke Motta, Lucas Fehr
12
Museu Guggenheim Helsinki
As aproximações ao sítio do novo museu consideram a situação privilegiada destinada ao Guggenhein Helsinki, entre a cidade, o mar, o cais do porto, o velho mercado e o Tähtitornin Vuori Park, com vistas para água, paras as docas e os landmarks. Realizou-se uma cuidadosíssima leitura para a sua implantação, integrando-o harmoniosamente a esse conjunto.
texto fonte ArchDaily
Guilherme Lemke Motta, Lucas Fehr
eaa colaboradores
pelo estudio america de arquitetura passaram diversos profissionais que somaram seus talentos para elaboração de projetos. estamos elaborando a (grande) lista de todos os participantes.
breve